Estúdio Mirador | Quinta 16

PROJETO ESTÚDIO MIRADOR by Max Mello

voltar para casa
Diplomado em Arquitetura e Urbanismo pela UFES, atua no mercado como arquiteto e designer de interiores há 30 anos com vasta experiência no setores residencial, comercial e institucional. Há 20 anos participa ativamente em mostras de decoração de repercussão nacional como: Casa Cor, Decora Líder, além de expor seus trabalhos em vitrines, revistas e catálogos de âmbito nacional. Fala inglês fluente, francês e espanhol intermediário, o que lhe permite participar de diversas feiras e congressos no exterior, ex. Milão, Bolonha, Frankfurt, além de ter feito cursos de aperfeiçoamento no exterior.

Um bate papo com Max Mello, o criador da casa Estúdio Mirador

CONCEITO

Elaboramos o projeto de um verdadeiro refúgio nas montanhas, designado para um ou 2 casais que apreciam o sossego.

INSPIRAÇÃO

A principal inspiração foi a relação com o relevo, o entorno e a paisagem. A casa deveria "repousar" sobre a quinta, sem agredi-la com cortes e arrimos. O entorno integra a casa ao terreno, de forma que o fluxo de veículos, além do passeio interno de pedestres, cria caminhos suaves, prazerosos e não conflitantes com o relevo e a vegetação. Essa integração permite a relação do interior da casa com a paisagem, através de grandes planos de vidro e, ao mesmo tempo, garante a privacidade dos seus moradores.

O PARTIDO ARQUITETÔNICO

Uma casa modernista, de linhas retas, com fachadas de vidro voltadas para a mata, foi a solução proposta pelo nosso escritório. Projetamos "brises" de madeira e cobogós, para permitir a ventilação das áreas dos fundos e quebrar a insolação intensa da tarde nos dias quentes. Domus de iluminação zenital permitem a entrada de ar e luz pelo teto, o que garante o conforto térmico e privacidade nos ambientes internos.

A PLANTA

Uma grande sala de convivência com estar, jantar e cozinha americana com ilha de cozimento forma o "coração" da casa, que se abre com grandes panos de vidro para a varanda com vista para a mata. Em cada extremidade, duas suítes de casal idênticas, com conforto de hotel, closet integrado, banheira de imersão e uma sala de banho com abertura generosa de vidro, que permite visualizar a paisagem externa. Nos fundos, posicionamos os cômodos de apoio e serviço, como cozinha funcional, lavanderia, depósito, lavabo social e wc de serviço. Na fachada Norte, a garagem espaçosa para veículos grandes com um pergolado de cobertura.

AMBIENTAÇÃO

O projeto de interiores da casa foi elaborado para provocar os sentidos e o relaxamento, com paredes texturizadas, materiais naturais como pedra nas bancadas e madeira natural padrão Nogueira nos forros, painéis e marcenaria. As suítes possuem requintes de um hotel de luxo, porém com decoração sóbria e aconchegante. A varanda permite receber mais pessoas, integrando-se ao estar social, à medida em que se abrem as portas de vidro deslizantes e conta com uma lareira central a gás, mesinhas e poltronas confortáveis.