Casa Panorama | Quinta 78

PROJETO CASA PANORAMA by Marcello Lindgren

voltar para casa
Arquiteto Urbanista graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo em 2004, colaborou com Paulo Mendes da Rocha, foi professor da Escola da Cidade (São Paulo), premiado em diversos concursos nacionais e internacionais. Possui um trabalho autoral que abrange desde projetos residenciais, sedes institucionais a planos metropolitanos e de infraestrutura urbana.

Um bate papo com Marcello Lindgren, criador da Casa Panorama

Qual a relação entre a Casa da Boa Vista e a atmosfera do Espelho d’Água?

A simplicidade, o minimalismo, a unidade e a pureza das formas do projeto da casa cria leveza nos beirais de concreto, quebrando os limites entre interior e exterior, proporcionando espaços generosos. A vista externa da casa transmite força e imponência por sua posição destacada e suas grandes dimensões e cria um contraponto com seu interior, que tem uma atmosfera extremamente suave.

O que significa, para vocês, construir um projeto seu no Espelho d’Água?

Poder concretizar um projeto é sempre prazeroso e, se for em um lugar repleto de cuidados com a natureza como o Espelho d’Água, fica ainda mais gratificante. Acreditamos que o entorno faz parte de qualquer projeto que criamos, pois nos preocupamos em inserir a construção de forma harmoniosa em cada terreno

Para quem vocês acreditam que a Casa da Boa Vista se destina?

O projeto atende uma família com filhos ou um casal que gosta de receber e hospedar. A casa foi idealizada para ter integração entre os ambientes e com o exterior, proporcionando uma experiência única de desfrutar da total natureza e da beleza do condomínio.

Fale mais sobre os materiais, texturas e sensações do seu projeto.

Fugindo do convencional, a estrutura desta casa de dois pavimentos é formada, quase que totalmente, por concreto aparente e traz marquises e coberturas extremamente esbeltas. Seu elemento determinante é a força visual e a beleza do pano de fundo da floresta do Condomínio Espelho d'Água. Tudo isso influenciou sua divisão no plano horizontal, tornando-a mais ventilada, iluminada, e consequentemente mais saudável.

Quais experiências a serem vividas pelos futuros moradores foram priorizadas na Casa da Boa Vista?

Alinhado ao novo platô na topografia do terreno, o pavimento térreo abriga a área íntima e social da casa, que se funde ao jardim – uma extensão natural – através de grandes portas envidraçadas, transformando a parte social numa imensa varanda, tornando um local para confraternizar entre familiares e amigos. O telhado do pavimento térreo é usado como base para o mirante do pavimento superior, com cobertura verde auxiliando as condicionantes térmicas, ideal para contemplar toda a beleza do paisagismo do Espelho d’água com os convidados.