Arquiteto Urbanista graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo em 2004, colaborou com Paulo Mendes da Rocha, foi professor da Escola da Cidade (São Paulo), premiado em diversos concursos nacionais e internacionais. Possui um trabalho autoral que abrange desde projetos residenciais, sedes institucionais a planos metropolitanos e de infraestrutura urbana.
Um bate papo com Marcello Lindgren, criador da Casa Panorama
Qual a relação entre a Casa da Boa Vista e a atmosfera do Espelho d’Água?
A simplicidade, o minimalismo, a unidade e a pureza das formas do projeto da casa cria leveza nos beirais de concreto, quebrando os limites entre interior e exterior, proporcionando espaços generosos. A vista externa da casa transmite força e imponência por sua posição destacada e suas grandes dimensões e cria um contraponto com seu interior, que tem uma atmosfera extremamente suave.
O que significa, para vocês, construir um projeto seu no Espelho d’Água?
Poder concretizar um projeto é sempre prazeroso e, se for em um lugar repleto de cuidados com a natureza como o Espelho d’Água, fica ainda mais gratificante. Acreditamos que o entorno faz parte de qualquer projeto que criamos, pois nos preocupamos em inserir a construção de forma harmoniosa em cada terreno
Para quem vocês acreditam que a Casa da Boa Vista se destina?
O projeto atende uma família com filhos ou um casal que gosta de receber e hospedar. A casa foi idealizada para ter integração entre os ambientes e com o exterior, proporcionando uma experiência única de desfrutar da total natureza e da beleza do condomínio.
Fale mais sobre os materiais, texturas e sensações do seu projeto.
Fugindo do convencional, a estrutura desta casa de dois pavimentos é formada, quase que totalmente, por concreto aparente e traz marquises e coberturas extremamente esbeltas. Seu elemento determinante é a força visual e a beleza do pano de fundo da floresta do Condomínio Espelho d'Água. Tudo isso influenciou sua divisão no plano horizontal, tornando-a mais ventilada, iluminada, e consequentemente mais saudável.
Quais experiências a serem vividas pelos futuros moradores foram priorizadas na Casa da Boa Vista?
Alinhado ao novo platô na topografia do terreno, o pavimento térreo abriga a área íntima e social da casa, que se funde ao jardim – uma extensão natural – através de grandes portas envidraçadas, transformando a parte social numa imensa varanda, tornando um local para confraternizar entre familiares e amigos. O telhado do pavimento térreo é usado como base para o mirante do pavimento superior, com cobertura verde auxiliando as condicionantes térmicas, ideal para contemplar toda a beleza do paisagismo do Espelho d’água com os convidados.