SHEILA BASILIO ARQUITETURA
Nós projetamos espaços de convívio, somos sonhadores e assim, entendemos o poder da arquitetura de tornar realidade o sonho do cliente. Vemos o nosso papel como o de promover a união desse sonho aos ideais e à expectativa financeira do cliente. Integração ao ambiente, respeito à natureza, entendimento claro das características do terreno (topografia, condições climáticas, orientação de sol e ventos, edificações vizinhas, etc.), novas técnicas construtivas, sintonia com os projetos complementares e eficiência, tem sido a chave do sucesso das Residências que temos projetado para nossos clientes.
Sheila Basilio é arquiteta, possui mestrado na Universidad Politecnica de Barcelona, Escuela Tecnica Superior de Arquitectura – Espanha e está à frente da Sheila Basilio Arquitetura. Vêm projetando inúmeras casas em diversos locais: Espelho D´água em Domingos Martins, Villagio Verdi em Pedra Azul, Aldeia da Praia em Guarapari, Ilha do Frade, Ilha do Boi, Meaípe, Alphaville Jacuhi em Serra, entre outros.
PROJETOS DE DESTAQUE
PRÊMIOS
10 PERGUNTAS PARA SHEILA BASÍLIO
1- Como nasce um projeto ideal para você?
O projeto nasce da observação e análise de todos os dados: localização, topografia, entorno, orientação do sol e ventos, tipo de solo, programa, demandas do cliente, índices urbanísticos.
2- O que você sabia antes sobre o Espelho D’água e o que foi descobrir depois?
Antes de conhecer o Espelho D’água, eu já sabia que era um Condomínio diferenciado, com um bonito desenho urbano e considerável investimento na infraestrutura de urbanização. Mas quando o conheci, me surpreendi com essa infraestrutura, com os equipamentos, e principalmente com sua Natureza exuberante - fauna e flora.
3- O que o seu projeto tem de relação com a atmosfera do Espelho D’água?
A residência que projetamos se integra ao Espelho D’água respeitando as pré-existências, a topografia e a Natureza, sem alterá-la.
4- O que significa, para você, construir um projeto seu no Espelho D’água?
Contribuir com esse cenário, projetando uma residência que seja para seus moradores um lugar feliz, de agradável convívio familiar e integrado à Natureza. Fico lisonjeada com o convite para desenvolver esse Projeto.
5- Para quem (que tipo de perfil) você acredita que o seu projeto se destina? E por quê?
Acredito que se destina a uma família que curta o contato com a Natureza e aproveite os momentos de ócio e lazer, reunindo família e amigos.
6- Fale mais sobre as referências do seu projeto (inspirações).
A topografia foi uma das inspirações, optamos por um sistema construtivo que se adaptasse ao terreno em declive sem movimentações de terra. Conseguimos projetar uma residência que não fosse uma barreira para o fluxo natural dos animais silvestres. O trabalho da artista Ana Paula Castro, que sempre me inspira, foi fundamental no desenvolvimento desse projeto.
7- Fale mais sobre os materiais, texturas, cores do seu projeto.
Destaque para o cobogó cor terra, criado pela artista Ana Paula Castro para as fachadas. Além de belos, propiciam iluminação e ventilação naturais à residência. Procuramos materiais atemporais e de fácil manutenção.. A estrutura de madeira laminada colada MC, contrastada com as transparências e pedra rústica.
8- Quais sentimentos/sensações você quer transmitir com o seu projeto?
Sensações de conforto, liberdade, felicidade e harmonia com a Natureza.
9- Que momentos/situações você priorizou no seu projeto para que os moradores pudessem viver?
A área de convívio social da residência, que possibilita o encontro da família e a reunião de amigos.
10- Se fosse pra definir um título e uma frase/slogan para o seu projeto, quais seriam?
CASA DO LAGO, “O Paraíso se mudou para lá ...”